O OVO CAIPIRA

Entende-se como Ovo Caipira o obtido de galinhas criadas soltas na natureza, que pastoreiam, ciscam, pegam sol, cacarejam em ambiente livre e com alimentação natural (sem ração industrial e sem estimulantes), com total ausência de resíduos químicos e de medicamentos, e o principal, de aves vivem longe do stress das gaiolas.

Estudo realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo mostrou que os ovos de galinhas criadas soltas possuem cerca de quatro vezes mais vitamina ¨A¨ do que os ovos de galinhas de granja (Guia Rural, 1991).

Principais vantagens da vitamina ¨A¨, presença de:

RETINOL – essencial para a regeneração da pele e das mucosas.

COLINA - vitamina do complexo B, essencial para o funcionamento normal de todas as células, principalmente as do sistema nervoso, atuando na memória e concentração.

A Colina previne o envelhecimento precoce das células e é indicado para a prevenção de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e Parkinson.

Durante a gravidez e amamentação é fundamental para um aporte adequado de colina para o cérebro do bebê em formação. O melhor desjejum para o estudante é de 1 a 2 ovos cozidos (2 a 3 minutos de fervura) antes de ir para a escola – alimenta e facilita o aprendizado. A Colina impede que o colesterol prejudique o organismo.

BIOTINA (complexo B) é um micronutriente essencial para o sistema nervoso e para a saúde da pele, cabelos e unhas.

O ovo é fonte de todos os nutrientes, ele só não tem vitamina C. É excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, 6 gramas por unidade. Também é fonte importante de vitamina A, carotenóides (a gema é rica em luteína e zeaxantina essenciais para a saúde dos olhos porque se acumulam na retina e no cristalino ajudando a prevenir a catarata), ácido fólico, biotina, colina, vitamina E, vitamina B12 e ácidos graxos essenciais como o Omega-3 (rico no ovo caipira), dentre outros nutrientes em menores proporções.

Voltar ao topo

Cor do ovo

A cor da casca do ovo nada tem a ver com o seu conteúdo. Ela é de acordo com a coloração da pena da ave. O que diferencia o ovo é seu conteúdo.

Voltar ao topo

Desjejum

O melhor desjejum para o estudante é de 1 a 2 ovos cozidos (2 a 3 minutos de fervura) antes de ir para a escola. Alimenta e facilita o aprendizado.

Voltar ao topo

Ovos velhos

Ovos velhos, impróprios para o consumo humano, se colocados em recipiente com água irão flutuar.

Voltar ao topo

Icone Ovo Armazenamento

Na parte inferior do refrigerador (evitar a porta), dentro da embalagem original, sem lavá-los e com a ponta fina voltada para baixo.

Voltar ao topo